Tema de redação: Violência urbana no Brasil
- Ray Marques

- 7 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2021

Um menino de apenas oito anos caminha com os pais por um beco escuro, após uma ida ao teatro. Tudo vai bem, até serem surpreendidos por um assaltante que, cruelmente, atira em seus pais bem na sua frente. Isso acontece com Bruce Wayne, herói justiceiro conhecido como Batman nos quadrinhos. Entretanto, fora da ficção, o ocorrido com ele é só um exemplo dos diversos casos de violência urbana que assombram o Brasil.
De início, é indispensável ressaltar o crescimento de 2,7% no caso de homicídios em relação a 2016, alcançando assim a marca aproximada de 60 mil vítimas em 2017 em todo o território nacional. E o perfil desses criminosos, são, comumente, homens negros de baixa renda com menos de 30 anos, moradores de locais onde o Estado é ausente e as políticas públicas não são aplicadas. Perfil este, equivalente ao de quem morre. Que, por razão disso e da incapacidade das autoridades, raramente tem os crimes esclarecidos e/ou punidos.
Como causa da criminalidade, no entanto, temos, principalmente, a desigualdade social e uma educação ineficiente. Sendo esta, o motivo pelo qual um jovem é desviado do caminho do bem, ficando vulnerável para seguir o mundo das drogas e do crime. Ameaçando também a sociedade e destruindo famílias. Dessa forma, é importante dizer que a educação é a base de tudo.
Portanto, fica evidente que é primeiramente a partir da educação que resolveremos o impasse. Pois, como dito por Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” Sendo assim, o governo deve investir rigorosamente na educação, incentivando os jovens a estudarem e serem cidadãos dignos. Por outro lado, é preciso também mais investimento na segurança. O ministério da segurança pública deve garantir que esse dinheiro seja bem aplicado, providenciando novas viaturas, armamentos e capacitando profissionais para que consigam cumprir seu papel com êxito, esclarecendo esses crimes e fazendo cumprir as leis, como deve ser feito.








Comentários